Intuição ou Ego – Como você toma decisões?

O ser humano tem uma tendência natural de permanecer na zona de conforto, pois o nosso cérebro precisa de hábitos e padrões para economizar energia.

Quando precisamos tomar uma decisão importante é porque é algo fora do nosso padrão.

Seja começar um esporte, fazer um curso, investir em um empreendimento, qual profissão escolher, que escola colocar os filhos, etc. todas estas decisões tem algo em comum: vamos pedir opinião de amigos e familiares.

O impulso para tomar a decisão vem de dentro, mas há dois fatores motivadores: EGO ou INTUIÇÃO.
O dilema é identificar a real motivação. Se vamos fazer academia porque estamos infelizes com nosso corpo (EGO) é diferente de decidir porque decidiu investir na sua saúde.

Os problemas começam quando envolve TRABALHO. TODAS as pessoas sem exceção. Se um jovem decide pela carreira de engenharia ou medicina, todos aplaudem a decisão. Porém, se ele decide ser músico, a grande maioria será contra.

A questão mais importante é:

QUAIS SÃO NOSSOS TALENTOS?

Se soubermos o que fazemos melhor do que a maioria das pessoas, conseguiremos sucesso. Afinal, há pessoas bem sucedidas em diversas profissões.

A nossa INTUIÇÃO é, muitas vezes, nossos TALENTOS se manifestando. Em Agosto/2017 decidi transformar a paixão pelo origami em negócio. O motivo foi o fato de completar 49 anos e – segundo a antroposofia – é uma transição de setênio na qual precisamos SEGUIR NOSSA MISSÃO.

Desde então, participei com exposição e oficinas de origami em dezenas de eventos incríveis como TEDxSão Paulo, Campus Party 2018, Museu Catavento e, em especial, SESC Paulista. Visitem o blog www.Origami.club/blog para verem as fotos e vídeos.

É FÁCIL seguir a intuição? NÃO!!!

A frase que me motivou a seguir a minha INTUIÇÃO DO ORIGAMI foi esta que li há mais de 20 anos quando estava na Unicamp cursando a faculdade de engenharia elétrica. Sempre uso esta frase em minha palestras, mas nunca havia parado para refletir qual seria a MINHA RESPOSTA.

Segundo a Lei do Carma nas 7 Leis Espirituais do Sucesso, para fazer boas escolhas precisamos verificar se sentimos algum DESCONFORTO EM NOSSO CORPO. Cliquem na imagem para ver o mapa mental que fiz do documentário da Netflix sobre as “7 Leis Espirituais do Sucesso“.

Uma dica muito legal para avaliar se está tomando uma boa decisão é PRESTE ATENÇÃO AO SEU CORPO.

Deixo a pergunta para reflexão e agradeço se comentarem com seus insights e ideias.

Como VOCÊ tem tomado suas decisões?

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *